Pular para o conteúdo principal

Projeto Condução Decente abre inscrições amanhã (20/05)

 Mototaxistas e motofretistas interessados em participar do projeto de qualificação gratuita Condução Decente poderão realizar a inscrição entre 20 e 25 de maio, por meio de formulário disponível na página da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no endereço ba.gov.br/trabalho. 


O projeto visa a qualificação de 6.500 mototaxistas e motofretistas em 75 municípios do estado, entre 2025 e 2027. Nesta 1ª etapa, serão 2.395 vagas em 47 municípios. As inscrições não garantem a efetivação da matrícula, sendo necessário aos interessados atender aos pré-requisitos definidos no projeto.


Os critérios de participação são os seguintes: exercer atividades remuneradas na condução de motocicletas; CNH na categoria A por pelo menos 2 anos; idade a partir de 21 anos; motociclistas que não possuem curso especializado obrigatório, exigido pela Lei; motociclistas que possuem curso especializado, mas com validade expirada; renda familiar de até 2 salários mínimos; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir; cassação da CNH, decorrente de crime de trânsito; nem estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.


Os mototaxistas e motofretistas que tiverem a matrícula efetivada poderão participar dos cursos de Especialização, de 30h (25h de aulas online e 5h de aulas práticas) e de Atualização, de 10h (7h de aulas online e 3h de aulas práticas).


 *Benefícios* - Os alunos que obtiverem 100% de aproveitamento nos cursos receberão um kit de proteção individual específico para mototaxista (2 capacetes, antena de proteção e colete) e motofretista (1 capacete, antena de proteção, colete e bag térmica). Além disso, quem fizer a qualificação terá oportunidade de acessar financiamento de até 90% de motocicleta 0 km de fabricação nacional com juros abaixo do mercado.


 *Municípios* – Nesta primeira etapa serão contemplados os municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna, Porto Seguro, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Dias d’Ávila, Vera Cruz, Mata de São João, S. Sebastião do Passé, S. Francisco do Conde, Pojuca, Itaparica, Madre de Deus, Itamaraju, Ilhéus, Cachoeira, Juazeiro, Guanambi, Brumado, Poções, Seabra, Santa Maria da Vitória, Correntina, Santana, Valença, Gandu, Camamu, Alagoinhas, Itacaré, Maraú, Cruz das Almas, Santo Amaro, Remanso, Caetité, Palmas de Monte Alto, Jacobina, Senhor do Bonfim, Ribeira do Pombal, Riachão do Jacuípe e Itaberaba.


O projeto Condução Decente é uma ação do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Ba), Desenbahia e Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (FUNDESE).




Crédito: Ricardo Filho/Ascom Setre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileira viraliza na Inglaterra mostrando sua rotina como cleaner

Conheça a história de sucesso de Cely. Já pensou em morar na Inglaterra e ser uma Influenciadora de sucesso? Cely em seu Instagram oficial, compartilha sua rotina diária de trabalho como 'Supervisora de Cleaning' com seus 'seguidivos' e mostra como é morar na Inglaterra. Célia Costa, mais conhecida como Cely, tem 43 anos e uma história de vida marcada por mudanças e conquistas. Nascida no Rio de Janeiro, viveu em Portugal por 14 anos antes de se mudar para a Inglaterra, onde mora há dois anos e meio. Hoje, trabalha como supervisora em uma escola e, sem planejar, acabou se tornando um fenômeno nas redes sociais. O que começou como uma forma de compartilhar sua rotina apenas com amigos e familiares íntimos, rapidamente ganhou proporções inesperadas. Um vídeo viralizou, e a partir daí, Cely percebeu que seu dia a dia despertava interesse em muitas pessoas. Sem imaginar que isso aconteceria, ela decidiu continuar mostrando sua realidade, o que fez sua audiência ...

Espaço da Audição mostra como idosos com problemas auditivos tem 42% mais risco de demência

  Acompanhamento familiar e uso de aparelhos são cruciais para prevenção Crédito da Foto: Marketing / Espaço da Audição A demência e a perda auditiva são condições comuns entre os idosos, e, segundo estudos recentes, estão mais relacionadas do que se imagina. A revista científica The Lancet Public Health analisou dados de 437.704 pessoas do banco de dados UK Biobank e revelou: pessoas com perda auditiva que não utilizavam aparelhos auditivos apresentaram um risco 42% maior de desenvolver demência.  A fonoaudióloga Ariane Bonucci (@fgaarianebonucci), especialista em audiologia e proprietária do Espaço da Audição (@espacodaaudicao), explica que a perda auditiva pode começar de forma silenciosa e gerar problemas mentais diversos. “Não é apenas um problema sensorial, ela tem um impacto direto na saúde mental e na qualidade de vida. Muitas vezes, os sinais iniciais passam despercebidos ou são negligenciados”, exclama. “Os aparelhos auditivos são cruciais para a prevenção da demênci...

Dione Assis é confirmada como uma das vozes da 36ª Bienal de São Paulo

Advogada e fundadora do Black Sisters in Law integra o time de 42 embaixadores virtuais voluntários que ampliam, nas redes, os debates propostos pela Bienal Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática A advogada  Dione Assis foi confirmada como uma das vozes oficiais da 36ª Bienal de São Paulo, que acontece entre os dias 6 de setembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, com visitação gratuita. Nesta edição, com curadoria liderada por Bonaventure Soh Bejeng Ndikung e inspirada no poema Da calma e do silêncio, de Conceição Evaristo, a Bienal propõe uma reflexão profunda sobre o deslocamento, a escuta e a prática humana como construção coletiva. Ao lado de outros 41 embaixadores virtuais voluntários, Dione integra o projeto Vozes da Bienal, que tem como missão ecoar, no ambiente digital, os debates e valores propostos pela mostra. As vozes funcionam como extensões vivas da exposição, refletindo sobre as obras e temas a partir de seus próp...