Pular para o conteúdo principal

Espaço da Audição mostra como idosos com problemas auditivos tem 42% mais risco de demência


 Acompanhamento familiar e uso de aparelhos são cruciais para prevenção


Crédito da Foto: Marketing / Espaço da Audição


A demência e a perda auditiva são condições comuns entre os idosos, e, segundo estudos recentes, estão mais relacionadas do que se imagina. A revista científica The Lancet Public Health analisou dados de 437.704 pessoas do banco de dados UK Biobank e revelou: pessoas com perda auditiva que não utilizavam aparelhos auditivos apresentaram um risco 42% maior de desenvolver demência. 


A fonoaudióloga Ariane Bonucci (@fgaarianebonucci), especialista em audiologia e proprietária do Espaço da Audição (@espacodaaudicao), explica que a perda auditiva pode começar de forma silenciosa e gerar problemas mentais diversos. “Não é apenas um problema sensorial, ela tem um impacto direto na saúde mental e na qualidade de vida. Muitas vezes, os sinais iniciais passam despercebidos ou são negligenciados”, exclama.


“Os aparelhos auditivos são cruciais para a prevenção da demência, pois mantêm o cérebro ativo e estimulado. Quando o som deixa de chegar com clareza ao cérebro, ele começa a reduzir suas conexões. O uso dos aparelhos ajuda a preservar essas conexões neurais e melhora significativamente a qualidade de vida”, explica a fonoaudióloga Ariane. 


Sinais para manter a atenção:

Um dos sinais iniciais da perda auditiva são a dificuldade para compreender conversas, principalmente em ambientes com ruídos, e o zumbido constante nos ouvidos, um sintoma que pode indicar algum grau de alteração auditiva.


Esse quadro, se não tratado, pode desencadear consequências emocionais e sociais como isolamento social, solidão e até sintomas de depressão também podem surgir durante esse processo, segundo dados da Johns Hopkins University. 


Por isso, recomenda-se fazer uma avaliação periódica e, em caso de perda auditiva, buscar o tratamento mais cedo possível. Bonucci afirma que é crucial reconhecer e tratar, mesmo a de grau mais leve, para resolver de forma mais eficaz, preservando o bem-estar e saúde do ouvido. 


Ela conclui sinalizando que o apoio dos familiares também é fundamental. “Quando a pessoa idosa sente que não está sozinha e percebe o incentivo para buscar ajuda, o tratamento se torna muito mais eficaz. O acolhimento da família pode ser o primeiro passo para romper o ciclo do isolamento e da negação da perda auditiva”, alerta.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simpósio de Ocultismo e Filosofias Arcanas 2024

  Escrito por  Bx .   Nos dias  15, 16 e 17 de novembro , São Paulo sediará o Simpósio SOFIA, um evento de referência nacional que oferece a oportunidade de expandir a mente e explorar o autoconhecimento. Mestres e especialistas de diferentes tradições estarão reunidos para compartilhar saberes e práticas que buscam promover uma vida mais plena e consciente. O Simpósio SOFIA –  Simpósio de Ocultismo e Filosofias Arcanas  – é um evento anual que, desde 2010, reúne estudiosos e buscadores de diversas áreas do conhecimento esotérico e filosófico. Ao longo de 14 anos, o evento tem sido um espaço dedicado ao aprendizado e à troca de experiências em um ambiente respeitoso e acolhedor, ideal para aqueles que desejam aprofundar-se em temas que envolvem o autoconhecimento e a expansão da consciência.  Neste ano,  o evento acontecerá no Hotel  National  Inn, em São Paulo , com uma programação rica em palestras, workshops e práticas que permitirão ...

Brasileira viraliza na Inglaterra mostrando sua rotina como cleaner

Conheça a história de sucesso de Cely. Já pensou em morar na Inglaterra e ser uma Influenciadora de sucesso? Cely em seu Instagram oficial, compartilha sua rotina diária de trabalho como 'Supervisora de Cleaning' com seus 'seguidivos' e mostra como é morar na Inglaterra. Célia Costa, mais conhecida como Cely, tem 43 anos e uma história de vida marcada por mudanças e conquistas. Nascida no Rio de Janeiro, viveu em Portugal por 14 anos antes de se mudar para a Inglaterra, onde mora há dois anos e meio. Hoje, trabalha como supervisora em uma escola e, sem planejar, acabou se tornando um fenômeno nas redes sociais. O que começou como uma forma de compartilhar sua rotina apenas com amigos e familiares íntimos, rapidamente ganhou proporções inesperadas. Um vídeo viralizou, e a partir daí, Cely percebeu que seu dia a dia despertava interesse em muitas pessoas. Sem imaginar que isso aconteceria, ela decidiu continuar mostrando sua realidade, o que fez sua audiência ...

Imersão de Dubai foi um sucesso e a CCIM fecha acordo com Omã

  A Câmara de Comércio Internacional para Municípios (CCIM), em parceria com a Governance Consultoria, firmou um acordo pioneiro para prefeituras brasileiras beneficiárias, promovendo uma nova etapa de cooperação internacional e atração de investimentos. A quarta edição da  Imersão Dubai  aconteceu na segunda semana de outubro, trazendo  empreendedores  brasileiros para uma experiência enriquecedora  com foco no desenvolvimento socioeconômico  no s  Emirados Árabes Unidos. O evento proporcionou oportunidades únicas de networking e acesso às práticas mais recentes do setor, permitindo que os participantes expandissem suas estratégias e conexões internacionais. Após o evento, a comitiva do CCIM avançou para Omã, onde participou de reuniões com entidades governamentais, culminando no fechamento de um acordo histórico no dia 20 de outubro. A CCIM, representada pela sua  P residente Sarah Castro, pelo  S ecretário de Relações Institucionais R...